Palestrantes

Alexandre Filordi de Carvalho

Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e no Programa de Pós-Gradução em Educação, na linha de pesquisa Saberes, Sujeitos e Processos Educativos. É pós-doutorando em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2012), doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área dos Fundamentos da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação. A partir da Filosofia Contemporânea francesa, investiga os seguintes temas: educação, sujeito, produção de subjetividade e de diferenças no campo educacional. http://lattes.cnpq.br/5589093016557658

Ana Francisca de Azevedo

Professora no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Licenciada em Geografia pela Universidade do Porto (1994), possui Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade do Porto (1998), no qual desenvolveu pesquisa sobre Geografias da Infância-Paisagens Culturais da Infância e doutorado em Geografia pela Universidade do Minho (2007), no qual investigou aproximações entre Geografia e Cinema. Tem um conjunto significativo de artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. Atua principalmente nos seguintes temas: Cinema e Cultura Visual, Estudos da Paisagem, Geografias Pós-coloniais e Geografias do Corpo. http://www.ceg.ul.pt/investigadores.asp?id=167&tab=1#t

Eduardo Anibal Pellejero

Professor na Universidade Federal de Rio Grande do Norte, atuando nos programas de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e em Filosofia da mesma universidade. É graduado em Filosofia na Faculdade de Filosofia da Universidade do Salvador (Argentina, 2000) e doutor em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal, 2006). Atualmente desenvolve pesquisa no domínio da filosofia (política) da arte. http://lattes.cnpq.br/1224372202417906

Frederico Guilherme Bandeira de Araújo

Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, alocado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Engenharia de Produção – área de Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Epistemologia, atuando principalmente nos campos da metodologia da ciência e das teorias da cultura. Atualmente pesquisa a constituição de identidades sociais e suas relações com o território, tomando por base teorias da análise do discurso. http://lattes.cnpq.br/1802365461250416

Maria Lúcia de Amorim Soares

Professora na Universidade de Sorocaba, colaboradora na Fundação Ford, Fundação Carlos Chagas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SP e na Universidade Estadual de Campinas. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1973), Graduação em História e Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras Sedes Sapiential (1958), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutorado em Ciências: Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino, educação ambiental, geografia e pós-modernidade. http://lattes.cnpq.br/9578677627431709

Mark Bonta

Professor no Departamento de Matemática e Ciências Naturais da Pennsylvania State University-Altoona (Pennsylvania, EUA) e associado ao Programa de Estudos Ambientais. Atua na temática da filosofia e práxis da justiça ambiental e ecologia política e tem se destacado por obras que lidam com a geofilosofia de Deleuze e Guattari na Geografia. Juntamente com John Protevi, é autor do livro “Deleuze and Geophilosophy: A Guide and Glossary”, publicado em 2003. Em 2013, publicou também o capítulo “‘We’re Tired of Trees: Machinic University Geography Teaching After Deleuze” no livro “Deleuze and Education.” http://altoona-psu.academia.edu/MarkBonta

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s